Séries e Livros

PublicaçõesLivros

Planejamento Alternativo: Propostas e Reflexões Coletivas

Esta publicação é fruto dos debates, das análises e trocas que ocorreram durante o evento organizado pelo Pólis em fevereiro de 2019 com parceria de fomento do CAUSP1. O seminário foi estruturado a partir de experiências locais de planos alternativos e/ou projetos coletivos que foram ou estão sendo desenvolvidos em quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas experiências trazem para a cena da arquitetura e do urbanismo ferramentas importantes para a formulação de políticas públicas e de projetos que enfrentam de forma interdisciplinar e politicamente engajada, o desafio posto.

Foram convidadas lideranças locais para representarem suas respectivas comunidades e apresentarem as práticas alternativas de planejamento e de projeto junto a técnicos e acadêmicos que acompanharam os processos em cada cidade. Além de promover uma reflexão crítica e de capacitar os estudantes e profissionais de diversas áreas, o evento abriu a possibilidade de debater o tema e criar uma rede multidisciplinar de instituições ligadas a este novo modo – o Planejamento Alternativo – para reflexões contínuas e profícuas sobre as ações desenvolvidas em diferentes contextos do país.

Autor(es): Instituto Pólis, Renato Pequeno, Maria das Graças, Danielle Klintowitz, Vitor Coelho Nisida, Felipe de Freitas Moreira, Giselle Tanaka, Sandra Maria, Valéria Pinheiro, Geruza Lustosa, Juliana Linhares, Denise Nascimento, Cassia Aparecida, Pedro Fernandes, Antonio Fabiano Jr., Beatriz Mayumi Toma, Gustavo Henrique P. Castro, Heloisa Bergamin Retamero, Jennifer Barros Xavier, Laura Vasconcelos Antunes, Lizete Maria Rubano
Organizador(es): Danielle Klintowitz, Felipe de Freitas Moreira, Vitor Coelho Nisida
Ano: 2019
Páginas: 229 p.
ISBN: 978-85-7561-091-6
Download • 30.59mb

Outros Livros