Inclusão e Sustentabilidade

A área de Inclusão e Sustentabilidade defende novos padrões de produção e consumo, a partir de três eixos: os Resíduos Sólidos, a Segurança Alimentar e Nutricional e o Desenvolvimento Local.

Resíduos Sólidos

Equipe
O Pólis inicia sua atuação no tema Resíduos Sólidos no contexto da criação da área Ambiente Urbano em 1991. A partir do ano de 1998, intensifica sua atuação quando da criação do Fórum Nacional Lixo e Cidadania, ao qual se integra e da Campanha Criança no Lixo Nunca Mais. Desde 2008, o Pólis integra a rede internacional GAIA Alternativas à Incineração que atua no sentido de impedir a implantação de tecnologias voltadas para a queima de resíduos sólidos dado seu impacto ambiental e também social (redução da participação dos catadores em processos de recuperação de materiais recicláveis). A área também realizou uma série estudos e pesquisas que estão disponíveis em publicações, artigos e documentos (ver Biblioteca) que servem de referência para estudos desenvolvidos em diversas instituições, inclusive de ensino e pesquisa. Entre as assessorias prestadas pelo Pólis nessa área destacam-se aquelas realizadas às Prefeituras de Lorena, Jaboticabal, Amparo (Estado de São Paulo) e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Bahia.

Noticias

Ver todos

Publicações

Ver todos

Ações

Ver todos

Segurança Alimentar e Nutricional

Equipe
O Instituto Pólis participa ativamente do processo de construção e fortalecimento da Agenda Pública de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SAN) no país, como membro da coordenação do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo (COMUSAM). A SAN é a realização do direito humano à alimentação de forma sustentável, preservando os recursos naturais para as gerações futuras, combinado com a valorização da cultura alimentar de cada região, para garantir o acesso à alimentação saudável, com qualidade e em quantidade, nas diferentes etapas da vida.

Noticias

Ver todos

Ações

Ver todos

Desenvolvimento Econômico Local

Equipe
A atuação do Pólis na temática do desenvolvimento econômico local não está ligada ao trabalho de assessoria e consultoria, mas sim, na pesquisa e no debate em torno de experiências. No início dos anos 2000, o Instituto organizou uma série de pesquisas e seminários, além de uma grande quantidade de atividades e projetos simultâneos, como o diagnóstico dos 1.136 municípios da região do semiárido nordestino dando suporte à implementação do Programa Fome Zero, e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires. Em 2006 e 2007 realizamos, em parceria com a ALOP (Associação Latino Americana de Organizações de Promoção ao Desenvolvimento), uma pesquisa latino-americana sobre as potencialidades do desenvolvimento do território.

Noticias

Ver todos

Ações

Ver todos