Projeto

Cineclube Pólis

Data: Início em 2003 – em andamento 

O Cineclube Pólis é uma atividade que acontece desde 2003 no Instituto e promove sessões de cinema com debate de filmes que não se estão nos nos circuitos comerciais, constituindo-se num espaço convivial de encontros e intercâmbios entre o público participante e os realizadores.

O trabalho das salas de cineclubes, ao promover discussões e reflexões socioculturais, políticas e estéticas que incidem no debate público, propicia aos seus participantes, tanto exibidores quanto espectadores, uma visão mais ampla do cinema que permite melhor contextualizá-lo dentro da cultura. E é dessa maneira também que os cineclubes, desde sua origem, se destacam como agentes propositores de novos paradigmas para a atividade cinematográfica, bem como de políticas públicas que visam alcançar esses novos paradigmas.

Os cineclubes hoje representam um dos nós de uma ampla rede de informação que se constrói de baixo para cima, contrapondo-se às imposições do pensamento único pela grande mídia. Busca mudanças sociais por meio da libertação da produção cultural das amarras das forças de mercado, estabelecendo canais de expressões da diversidade e trazendo à tona a criatividade escondida nas pessoas.

Outros Projetos