Fórum Nacional Lixo e Cidadania
Data: Início em 2000 – em andamento
O Instituto Pólis toma a iniciativa de criar o Fórum Lixo e Cidadania da Cidade de São Paulo, em 2000, com o objetivo de pressionar o poder público municipal para implantar um sistema de recuperação de resíduos com a participação das associações e cooperativas de catadores. Foram produzidos várias plataformas que serviram de referência para atuação de atores plurais envolvidos com a questão dos resíduos urbanos. Os integrantes do Fórum também debateram e formularam propostas para uma Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A concepção do Fórum surgiu a partir de uma pesquisa feita pela Unicef, que revelou a existência de 50.000 crianças e adolescentes vivendo no e do lixo no Brasil. Para enfrentar essa realidade, um conjunto de instituições – órgãos públicos federais, organizações não-governamentais, o Ministério Público, igrejas e prefeituras com experiências em andamento –, realizaram um workshop e criaram o Fórum Nacional Lixo e Cidadania, que hoje envolve 49 parceiros.
A reflexão sobre essas experiências consolidou uma nova forma de se tratar a gestão do lixo nas cidades, batizada de Gestão Compartilhada do Lixo Urbano, e inspirou o Programa Nacional Lixo e Cidadania.
Para a implementação desse Programa, o Fórum Nacional Lixo e Cidadania tem desenvolvido ações de mobilização social, de organização e sistematização das informações em banco de dados e de apoio técnico, financeiro e político.