Pólis convida para o Diálogo aberto sobre a democratização da ONU pela sociedade civil

Participação Cidadã, Formação, Democracia e Participação
7 de março de 2013

 

Convite para Diálogo aberto sobre a democratização da ONU pela sociedade civil

12 de marco de 2013, das 17h às 18:30h

Local: Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais

Escrever para julia@polis.org.br para confirmar presença.

Mediação: Nigel Martin, presidente, fundador e CEO

do FIM-Fórum para Governança Global Democrática

Convidamos você para o Diálogo aberto sobre a democratização da ONU pela sociedade civil, que acontecerá no dia 12 março, co-organizado por FIM-Fórum para Governança Global Democrática e o Instituto Pólis. Esta sessão especial ocorrerá logo após o término do fórum internacional The Future We Need: Civil Society Democratizing the United Nations, em que ativistas da sociedade civil de vários países debaterão sobre o tema.

 

Os ativistas se reunirão em São Paulo de 11 a 12 de março de 2013 para analisar as relações entre a sociedade civil e as Nações Unidas, a fim de: identificar lições aprendidas por meio de iniciativas da sociedade civil para influenciar a ONU, aprofundar o seu conhecimento sobre novas forças e debates que moldam a governança global, e discutir sobre os papéis e responsabilidades da sociedade civil na construção do futuro da relação Sociedade Civil-ONU.

 

Na última década, novas idéias e debates moldaram discursos globais. Cidadãos cada vez mais participam de sua própria governança. Lideranças de movimentos populares e revoluções surgiram, notadamente “Ocupe” e “Primavera Árabe”, e o crescente poder e uso da internet e das mídias sociais significam uma mudança irreversível. Estamos testemunhando uma mudança de paradigma global para uma visão de mundo que inclui a democracia participativa. Esta mudança está tendo um efeito profundo sobre as definições de governança global tradicional, representativa, incluindo a de governança global democrática.

 

Ao mesmo tempo, a legitimidade, credibilidade e mesmo a pertinência das Nações Unidas está sendo questionada. Após a conferência Rio +20 e a caminho da era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Pós-2015”, há uma necessidade urgente de tratar do deficit democrático que existe nos organismos das Nações Unidas, e no sistema multilateral e da governança global em geral. Na verdade, a visão de que cidadãos e cidadãs do mundo participam plenamente na sua própria governança do nível local ao global está incorporada nas diferentes agendas e atividades da sociedade civil.

 

O Diálogo aberto sobre a democratização da ONU pela sociedade civil é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e representantes da sociedade civil de São Paulo se unirem aos participantes do fórum para refletir sobre essas questões tão importantes acima mencionadas. Painelistas oferecerão um panorama geral dos principais temas discutidos e deliberações do fórum decorrentes dos dois dias de trabalho. Após a apresentação haverá espaço para perguntas e debates. O evento terá tradução simultânea. Por favor, escreva para julia@polis.org.br para confirmar presença.

 

Para mais informações, entre em contato com info@fimforum.org ou julia@polis.org.br .

Anterior / Próximo