Plataforma pela Reforma do Sistema Político Propõe Iniciativa Popular

Participação Cidadã, Democracia e Participação
18 de outubro de 2012

 

Finalizadas as eleições municipais em grande parte do Brasil e em meio aos debates do segundo turno em algumas cidades, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político vem a público reafirmar a necessidade de mudanças estruturais na política brasileira.

Começou a campanha para colher as assinaturas da Lei de Iniciativa Popular que propõe um novo modelo de sistema político. A iniciativa é da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, uma articulação de várias organizações, movimentos, fóruns e redes sociais que desde 2005 vem questionando mais sistematicamente a democracia brasileira, o modo tradicional de fazer política e as interdições ao direito à participação de toda a sociedade.

A iniciativa propõe mudanças profundas no sistema político, na cultura política e no próprio Estado para ser possível enfrentar as desigualdades e exclusões e estimular a participação cidadã. (Confira e participe do abaixo assinado)

A organização produziu uma cartilha explicativa (muito boa!) e mobilizadora da proposta, além de dois vídeos:

Reforma Política Já! – Democracia Direta, e

Reforma Política Já! Democracia Representativa 

 

A Plataforma se reuniu nesta quarta-feira (17 de outubro) em um Café da Manhã na Câmara dos Deputados, para afinar as estratégias da Iniciativa Popular para a Reforma do Sistema Político.

Segundo um dos integrantes, José Antonio Mororni (inesc), “a reuniao serviu para um conjunto de  organizações e movimentos, autonomos e indepedentes de partidos e  governos, reafirmarem o compromisso e a  necessidade de uma  reforma politica que  vá além da reforma eleitoral. Uma  reforma que mude as formas de se fazer e pensar a  politica. Para isso é de fundamental  importancia o envolvimento de todos/as na coleta de  assinaturas para a  iniciativa popular”.

Anterior / Próximo