ONU lança livro sobre superação da fome e pobreza rural no Brasil

Segurança Alimentar e Nutricional, Inclusão e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico Local
31 de março de 2016

Faça download gratuito da publicação que apresenta detalhes da experiência brasileira

Nesta quarta-feira, 29 de março, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou o livro Superação da Fome e da Pobreza Rural: Iniciativas Brasileiras. A publicação traz as principais experiências do Brasil adotadas para combater à fome e a miséria no país. Os resultados dessas iniciativas contribuíram para que o Brasil saísse do mapa da fome da ONU em 2014.

A publicação destaca o caráter de cooperação Sul-Sul, que tem promovido intercâmbio horizontal entre os países em desenvolvimento e se mostrado a principal forma de disseminação de boas práticas na área de segurança alimentar e nutricional. Iniciativas como o fomento da agricultura familiar, o cooperativismo, a economia solidária e a agroecologia são apontadas como responsáveis para a superação da pobreza rural.

Christiane Costa, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Instituto Pólis, comenta que o Brasil tem obtido reconhecimento internacional erradicação da fome e diminuição da pobreza. A publicação é uma forma de apresentar ao mundo as estratégias  escolhidas pelo país e os detalhes da experiência.

A cerimônia de lançamento aconteceu durante reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, a presidente do Consea, Maria Emília Pacheco, o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic e outras autoridades.

Faça download gratuito da publicação Superação da Fome e da Pobreza Rural: Iniciativas Brasileiras

 

Anterior / Próximo

15 respostas em “ONU lança livro sobre superação da fome e pobreza rural no Brasil

  1. Bom, eu como militante do PT onde lutarmos tanto por uma democracia, por um Brasil melhor e vejo o quanto foi feito pela população menos favorecidas , e vamos fazer muito mais ainda apesar dessa turbulência onde muitos fascista tenta de tudo jeito prejudicar o trabalho que tem sendo feito até hoje, é se Deus Lula 2018.

  2. Muito boa materia! Necessario continuar esse processo …..nao era para haver fome em um territorio imenso como o Brasil. E possivel…..e precisa-se plantar mais…produzir mais alimentos!
    Usem as terras…..comida pra quem tem fome!!!!

  3. Parabéns para Lula e Dilma por ter criando uma politica Social em defesa do mas pobre dando Garantia de vida para todos esto e O Brasil dividendo O bolo das riqueza a como landa pra todos e viva ao PT por ter definindo uma politica de ação social desde 1988 em Capui no Ceara quando elegeu o primeiro prefeito criamos o bonça escola que e boça família.

  4. Excelente publicação. Boas práticas que precisam muito ser compartilhadas. E o que se mostra nessas pequenas, mas importantíssimas iniciativas, é apenas um gota num oceano de possibilidades viáveis, reais, para um mundo um pouco mais justo e melhor.

  5. Todos os dias de um brasileiro é fazer dos problemas reverter em um motivo de ação contraria , meu marido é deficiente, aposentadoria é o que eu nem preciso falar e nos viramos para sobreviver com a falta de tudo!!!! Estes politicos brigando por cargos e interesses proprios!!! Ainda temos de votar nas eleições, é muito triste e uma vergonha!!!

  6. Muito me honra ler esta notícia. E, que nós brasileiros, possamos dar continuidade a este projeto, também aqui no Brasil. Há muito o que fazer… Peço que movimentos internacionais se apressem em dar os seus testemunhos quanto riqueza deste processo de humanização das sociedades iniciado aqui no Brasil, o quanto pode desencadear. Nosso governo atual da Presidenta Dilma, tem tudo para seguir em frente, mas uma onda de direita, com interferências internacionais, estáo bloqueando todas as possibilidades de ação do nosso governo. Como tenho otimismo no meu “sangue vermelho” acredito que sairemos desse impasse para prosseguir na caminhada de um Brasil mais humanizado. Vamos humanizar as Américas… a África até contagiar todo o planeta.

  7. A mídia, por estar obcecada pelo golpe, deixa de divulgar um grandioso fato: a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU. Para eles é mais importante divulgar apenas o que possa diminuir o Brasil, do aquilo que nos projeta no cenário mundial.

    Muito oportuno o livro num momento em que percebe-se no Brasil uma desesperada tentativa da volta dos conservadores e dos neo-liberais e suas politicas conservadoras, responsáveis historicamente, pela fome e pela miséria no Brasil.

    O golpe em curso, se vitorioso, será um golpe contra a possibilidade do Brasil avançar muito mais no campo das politicas sociais e mostrar, que é possível sim, erradicar no mundo, a maior e mais triste vergonha que havia no Brasil: a miséria e a fome. Afinal, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU.

    Mas, o golpe não passará. Mas, se passar haverá luta. O povo brasileiro não vai permitir a volta do salário de fome e da exclusão social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =