Mais de 60 jovens do Programa Jovem Monitor Cultural iniciam formação no Instituto Pólis
de Pontão Convivência e Cultura de Paz
No dia 01 de dezembro, o Instituto Pólis recebeu 64 novos/as jovens que participarão do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC). Eles/as atuarão em diversos equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo: teatros municipais, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), Centro Cultural da Penha (CCP), Divisões e Gabinete do Departamento de Expansão Cultural (DEC), Departamento de Cidadania Cultural e de Fomentos.
Pela manhã, os/as jovens participaram de uma dinâmica de integração conduzida pela equipe do Educativo PJMC/Pólis. O momento foi de entrosamento e partilha de expectativas. Após a acolhida, os/as jovens tiveram contato com as bases conceituais e metodológicas e a proposta educativa do Instituto Pólis na condução dos encontros formativos.
Gestores de alguns equipamentos e a equipe de gestão do Programa, representada por Ricardo Scardoelli, diretor do Centro Cultural da Juventude (CCJ), Isabel Pizzingrilli, coordenadora do Programa no DEC, Marcus Vinicius Moreno, coordenador do Programa Municipal de Fomento à Dança, e Nathalia Gabriel, gestora dos teatros Décio de Almeida Prado e Arthur Azevedo, estiveram presentes no período da tarde para apresentar o histórico e as diretrizes do Programa.
Ao longo de um ano de projeto espera-se ampliar o diálogo entre a juventude e a cidade, além de promover ações e reflexões a respeito do papel dos/as jovens na promoção de atividades relacionadas à cultura e uso do espaço público.
Sobre o Programa Jovem Monitor Cultural
Criado pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09, o Programa Jovem Monitor Cultural visa a formação teórica e prática de jovens, entre 18 e 29 anos, que atuam no atendimento, produção e difusão da cultura em equipamentos culturais da cidade de São Paulo. O programa é coordenado pela SMC por meio do Centro Cultural da Juventude (CCJ). As ONGs Instituto Pólis e Ação Educativa são responsáveis pelas formações teóricas.
O PJMC se realiza em atividades práticas e teóricas de caráter formativo. São 30 horas semanais remuneradas, sendo 24 de formação prática, executadas em equipamentos públicos da SMC; e seis de formação teórica, na qual são promovidas leitura, discussão e produção de textos, visitas monitoradas, elaboração de projetos e participação em oficinas.
Anterior / Próximo