Instituto Pólis: 30 anos de luta pelo Direito à Cidade

Foi em um sábado, dia 6 de junho de 1987, que nossa história começou, logo após o fim da ditadura militar, inspirada pelos ares de luta e mobilização do processo de retomada da democracia no país. E é com esse espírito que o Pólis segue até os dias de hoje.
Nossa trajetória é marcada por intensa articulação com outras organizações da sociedade civil, movimentos sociais e governos, sempre pautando uma agenda de promoção de direitos sociais. Por meio dessa atuação em rede, conquistamos uma série de marcos institucionais que passaram a orientar o desenvolvimento do país por uma perspectiva popular: o Estatuto da Cidade, a institucionalização dos conselhos participativos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a criação dos pontos de cultura, dentre diversas outras medidas.
Nas últimas décadas vivemos um ciclo de amadurecimento democrático, que ajudamos a construir e celebramos. E agora, nesse momento de ataques contra a democracia, retornamos às redes para resistir e continuar na luta contra os retrocessos nas políticas sociais. Nosso espírito continua jovem e forte para lutar pelo Direito à Cidade irrestritamente.
Agradecemos a todos e todas que fizeram ou fazem parte do Pólis, nossos associados e associadas, organizações parceiras, redes e todos aqueles que estão juntos na busca de um país soberano, justo e democrático.
Nossa história nos traz a convicção de que um outro mundo é possível. E por ele seguiremos lutando! Parabéns e vida longa ao Pólis!
Confira nossa linha do tempo, que apresenta algumas ações do Pólis (acima) e a conjuntura pela qual passava o Brasil (abaixo):
Anterior / Próximo
Parabenizo o excelente trabalho do Instituto POLIS e orgulhoso de ter participado de sua concepção na praia de pauba-litoral Norte de São Paulo na companhia de Silvio Caccia Bava, Paulo Itacarambi e Valeska Peres regado com boas caipirinhas e como resposta a alternativa do Instituto Cajamar para os que trabalhavam em políticas públicas do PT. Depoia foi angariar assinaturas de apoio..tudo muito emocionante.
Lembro do trabalho para a Prefeitura de Santo André sobre a Taxa Transporte que acho que foi feita em 1989 ou 1990 , não lembro.
Isso foi o inicio, mas o que vale é essa exemplar linha do tempo de realizações.
Para mim veio depois a constituição em 1999 do Instituto da Mobilidade Sustentvel- RUAVIVA e agora em junho de 2016 da transformação da Articulação MDT em ONG após 13 anos de trabalho.