II Conferência Municipal de Cultura de Rio Grande da Serra

Cidadania Cultural, Formação, Democracia e Participação, Convivência e Paz
30 de julho de 2013

 

A II Conferência Municipal de Cultura, convocada pelo Prefeito Municipal de Rio Grande da Serra, foi realizada no dia 27  de julho, na EMEI Professora Raquel Silveira Monteiro. O evento integra a III Conferência Nacional de Cultura,  que acontece de 2 a 4 de agosto em São Paulo.

O tema geral da II Conferência Municipal de Cultura foi: Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura. E os eixos temáticos compreenderam I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III – Cidadania e Direitos Culturais; IV – Cultura e Desenvolvimento.

Na mesa, Martha Lemos, psicóloga, educadora e Assessora Técnica em Educação e Metodologia pelo Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis desenvolveu o tema Cidadania Cultural e Rede de Pontos de Cultura no Brasil, numa perspectiva da cidadania cultural e da cultura de paz no território e do direito à cidade.

No debate, o professor Jefferson Gonçalves de Oliveira (Zara), pós-graduado em História e Cultura da África e do Negro no Brasil pela Universidade Castelo Branco, trouxe a contribuição nesse tema.

Já Monica Fonseca Wexeill, representante regional do Ministério de Cultura do Estado de São Paulo, apresentou o Sistema Nacional de Cultura, onde destacou a importância do mesmo em assegurar a continuidade de políticas públicas como política de Estado e de se viabilizar as estruturas organizacionais e os recursos financeiros e humanos para efetivação do SNC.

Wexeill informou que o Rio Grande da Serra é um dos 167 municípios em São Paulo, dentre os 645 existentes, que assinou o acordo de cooperação proposto pelo MinC. E partilhou que o município de São Paulo assinou o acordo em 26 de julho.

A Conferência foi um momento de protagonismo dos munícipes que atuam diretamente nas discussões de educação e cultura na cidade.

Após os grupos de trabalho para discussão dos eixos temáticos, houve uma plenária para debate e votação das proposições elaboradas nos grupos de trabalho por eixo temático e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

Clique aqui e leia mais sobre a III Conferência Nacional de Cultura, que acontece neste mês.

Anterior / Próximo