Habitat III: A consolidação da Nova Agenda Urbana
Membros do Instituto Pólis participam de eventos na Conferência das Nações Unidas para discutir o Direito à Cidade
O Instituto Pólis, por meio da Plataforma Global pelo Direito à Cidade, embarcou para Quito, no Equador, onde está acontecendo desde domingo (16) a Habitat III, a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. A Plataforma, que reúne diversas outras organizações sociais do mundo todo, está organizando eventos (side events) e ações durante a conferência, que acolhe diversos atores sociais, como governantes, autoridades, representantes da sociedade civil, do setor privado e acadêmicos para discutir a Nova Agenda Urbana.
Nos dias 14 e 16, Nelson Saule Júnior, coordenador do Pólis, participou da reunião regional “Alternativa Urbana e Assuntos de Transformação”, na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO). A intenção foi mesclar experiências da vida cotidiana e dos movimentos sociais com reflexões acadêmicas, além da formulação de propostas, com a construção e fortalecimento dos atores sociais urbanos, os seus pontos fortes, lutas e perspectivas.
Também no dia 16, Rodrigo Faria, assessor de relações internacionais do Pólis, participou do “Debate sobre Nova Agenda Mundial e Direitos Humanos”, realizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O objetivo foi discutir qual é o impacto da Nova Agenda sobre grupos marginalizados da sociedade, como as mulheres, povos indígenas, afrodescendentes, imigrantes, entre outros.
Ainda hoje, dia 18 de outubro, Nelson Saule participou do evento “Diálogos: Direito à Cidade e Cidade para Todos”. Na mesa, Nelson afirmou que “de agora em diante nós precisamos parar de revisar o texto [da Nova Agenda Urbana] e começar a implementação concreta do Direito à Cidade”.
Próximos eventos:
Amanhã, dia 19 de outubro, Rodrigo Faria irá participar da mesa “Da recomendação à ação: uma contribuição da Unidade de Especialistas em Política e de Agências Internacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe para a implementação da Nova Agenda Urbana”. Nesse debate se discutirá o poder da tecnologia para o Direito à Cidade, a participação dos indivíduos nas relações nos bairros e o desenvolvimento econômico e social nas cidades.
Outro evento estratégico para a Plataforma Global acontecerá amanhã: o “Habitat III para a implementação do Direito à Cidade” tem como proposta organizar um Observatório Mundial pelo Direito à Cidade, com contribuições de todos os participantes do Habitat III, a partir da visão de Direito à Cidade como uma ferramenta de desenvolvimento social.
Já a “Assembléia de Convergência sobre o Direito à Cidade”, que acontece no dia 19, tem por objetivo reunir organizações que trabalham com o Direito à Cidade para discutir sobre os temas: a igualdade de gênero, espaços públicos de qualidade, governança, participação local, economia inclusiva, segurança alimentar, desenvolvimento rural, sustentabilidade, desenvolvimento urbano, habitação, entre outros.
Nos dias 19 e 20 a Plataforma promove o workshop “Implementação do Direito à Cidade – construindo cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis”, das 9h30 a 12h30 na Universidade Católica do Equador. Esta formação irá contribuir para uma melhor compreensão do que é o Direito à Cidade e quais são suas afirmações, ferramentas legais, administrativas e judiciais. As inscrições ainda podem ser feitas clicando aqui.
“Debatendo oportunidade + equidade, resiliência + mobilidade, vida pública + projeto, desde uma perspectiva do Direito à Cidade” acontece no dia 20, das 14h Às 15h, na Assembleia Nacional, Pavilhão World Stage of Next City. Aqui ocorrerão três apresentações em formato TED abordando cada tema proposto e sua relação com o Direito à Cidade.
Assista também às trasmissões oficiais ao vivo pela UN Web TV
Leia o discurso de Nelson Saule no encerramento da Habitat III
Anterior / Próximo