Empresas respondem pesquisa sobre resíduos sólidos

Empresas respondem pesquisa sobre resíduos sólidos
Resíduos Sólidos, Inclusão e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico Local
22 de novembro de 2011

A empresa possui um plano de gerenciamento de resíduos sólidos? Para onde são encaminhados os rejeitos do processo produtivo? Realiza-se algum aproveitamento de sub-produtos gerados?”

Estas são algumas das perguntas da pesquisa que visa a entender como as empresas estão gerenciando seus resíduos sólidos e o que elas têm feito nas questões referentes à coleta seletiva e à logística reversa.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS, criada pela Lei nº12.305, de 2010, e regulamentada pelo Decreto nº7.404, também de 2010, prevê a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, fazendo com que governos e empresas tenham que se ajustar à nova política.

O objetivo desta pesquisa é conhecer o que as empresas já vêm fazendo na questão dos resíduos sólidos e como elas estão se adequando ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, ajuste considerado atrasado pelo setor.

A pesquisa foi lançada no contexto do seminárioResíduos Sólidos e a cidade: os desafios para São Pauloque aconteceu dia 17 de novembro e que resultou na criação de um fórum intersetorial para discutir o tema.

Esta pesquisa é uma realização do Instituto Ethos com apoio do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo. Ela foi sugerida pelo Instituto Pólis e contou também com o apoio da 5 Elementos.

Responda a pesquisa

Anterior / Próximo