Acompanhe ao vivo debate com João Whitaker e Gabriel Di Pierro
Juventudes, O que é Direito à Cidade?, Reforma Urbana, Formação, Democracia e Participação
Na Semana da Mobilidade Urbana, O Instituto Pólis promove debate sobre mobilidade urbana e direito à cidade hoje às 14h. A Associação Rede Rua transmitirá online via streaming.
A atividade faz parte do programa Jovem Monitor Cultural (JMC) e conta com a presença do urbanista e docente da USP João Whitaker e o cicloativista Gabriel Di Pierro. No curso serão pautadas as disputas existentes no espaço urbano e a necessidade de apropriação cultural de locais públicos.
Assista o debate ao vivo:
Acesse o link para saber mais sobre as ações da Semana da Mobilidade.
Anterior / Próximo
Sou usuário de bicicleta, tenho 48 anos, moro no centro de SP, ando desde criança. Uso não só para lazer, como para locomoção. Saindo da Roosevelt, para chegar até o Largo São Francisco não há uma via plana. O trajeto mais curto seria descer a Consolação, Xavier de Toledo, Viaduto do Chá, Libero Badaró. De início, por esse trajeto, até a 7 de Abril não há ciclovia. Pela Praça D. J. Gaspar chega-se à 7 de Abril dando volta ao invés de ir por linha reta. Chegando até a ciclovia, metade de uma das faixas na verdade é sarjeta (não transitável). Daí para frente é disputar a ciclovia com pedestres, carroceiros, carros cruzando para entrar e sair em estacionamentos, bicicletas de entrega (3 rodas) que ocupam praticamente as duas faixas, etc. Estamos falando de um trecho de ciclovia nos arredores da prefeitura! Minha conclusão, FUNDAMENTAL a construção de ciclovias, mas o modelo atual é repleto de falhas e deveria ser discutido com quem utiliza as bicicletas ao invés de ser implementado de maneira vertical, de cima para baixo, sem diálogo com os usuários.