Rede Cultura Viva Comunitária
O Cultura Viva – Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania foi criado e regulamentado em maio de 2005 pelo Ministério da Cultura. Surgiu para estimular e fortalecer no país redes de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura.
Em 2013, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) de nº 118, reformulando o Programa Cultura Viva. O documento muda o nome do programa para Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva, amplia a área de abrangência incluindo os temas da diversidade cultural do Brasil no escopo das ações do programa, inclui estados, municípios e o Distrito Federal aos grupos de parceiros da Rede Cultura Viva e reconhece Pontos de Cultura em grupos e coletivos sem personalidade jurídica, que desenvolvam atividades culturais em suas comunidades.
Esta decisão permitirá ampliar significativamente a base de beneficiários do programa, considerando que muitos grupos culturais não possuem CNPJ, tais como comunidades quilombolas, comunidades indígenas e os grupos de cultura popular e tradicional. Além disso, o programa incorpora como público alvo de ações prioritárias amplos segmentos da diversidade cultural do Brasil, tais como: comunidades indígenas e quilombolas, grupos LGBT, pessoas com deficiência, população sem teto, pessoas privadas de liberdade, pessoas em sofrimento psíquico, entre tanto outros.
Acesse o site: http://www.cultura.gov.br/cultura-viva1