Mapa Santo Amaro em Rede – Culturas de Convivência

santo-amaro-1

O projeto Santo Amaro em Rede é um mapeamento das dinâmicas socioculturais da região Sul de São Paulo, feito pela equipe de pesquisadores do Instituto Pólis e do Sesc Santo Amaro (Serviço Social do Comércio), entre subprefeituras da região Sul de São Paulo e nos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Taboão da Serra e Diadema.

Realizado entre os anos de 2008 e 2010, o mapa busca apresentar, de forma educativa, as articulações de redes locais já existentes e suas implicações no território mais amplo onde se insere o SESC SANTO AMARO. O que se espera com essas ações é que a rede de relações locais se fortaleça com o acesso e troca de informações entre os protagonistas da ação cultural na região.

Para o processo de identificação e mapeamento cultural foram utilizados agentes sociais do bairro, e as informações coletadas na pesquisa foram obtidas por meio de um questionário qualitativo e quantitativo aplicado aos entrevistados.

Entre os produtos finais desse processo resultaram uma publicação analítica dessas práticas, a Santo Amaro em Rede – Culturas de Convivência, e a construção de uma hipermídia ( http://www.mostrasescdeartes.com.br/stoamaroemrede/), que apresenta informações qualificadas das manifestações culturais que ocorrem no território pesquisado.

Acesse o site: http://www.mostrasescdeartes.com.br/stoamaroemrede/