“Andarilhos Urbanos” será tema do próximo encontro Diálogo Cultural

Cidadania Cultural, Convivência e Paz
5 de outubro de 2015

do Pontão de Convivência e Cultura de Paz

O próximo encontro Diálogo Cultural abordará a questão dos andarilhos urbanos dia 15 de outubro, às 19h. Promovido pelo Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, o evento discutirá a possibilidade de uma cultura andarilha desenvolver-se no mundo urbano e contribuir para a convivência, a cultura de paz e o reencantamento das cidades. Para participar, é necessário fazer inscrição até o dia anterior ao evento.

Andarilhar é fenômeno ancestral. Os caminhantes sempre fizeram conexões entre o passado e o presente, entre culturas, entre pessoas diferentes. Assim foram os aedos gregos, os trovadores da idade média, os religiosos, os viajantes, os mestres da cultura popular e os trabalhadores no seu dia a dia. Assim também são os artistas que ocupam o espaço público e se apresentam em todos os lugares, levando e trazendo boas novas.

Andarilhos percebem que nem tudo está na saída e na chegada, mas que a vida das cidades acontece nos deslocamentos.

O andarilho, em suas caminhadas, desafoga o trânsito, apropria-se de espaços públicos e ressignifica outros; criando mobilidade cultural, valorizando a simplicidade da vida, contemplando as paisagens, os afazeres e os viveres da cidade e, caminhando para dentro, valoriza a vida interior.

Hoje muitas cidades questionam a exclusividade da cultura do automóvel e valorizam a bicicleta, ícone de um outro momento da vida urbana. Por que não valorizar o andarilho e o seu papel cultural na vida das cidades?

 

Hamilton Faria

Participe e confirme presença no evento!

Quando: 15 de outubro, às 19h.
Onde: Instituto Pólis – Rua Araújo, 124 – Centro.
Para participar, inscreva-se pelo e-mail luciana@polis.org.br até 14/10.

Fonte imagem: Lucio Tamino – taminogruber.com

Anterior / Próximo

4 respostas em ““Andarilhos Urbanos” será tema do próximo encontro Diálogo Cultural

  1. Vcs esqueceram de incluir nos andarilhos os moradores de rua que são os maiores andarilhos da cidade. Reinterpretam os espaços públicos já que neles exercem todas as atividades necessárias a sua sobrevivência. O que representam para a cidade e seus moradores.

    1. Olá Meli,

      Obrigada pela observação. Fica o convite para que você compareça ao debate para trazer essa e outras contribuições!

      Atenciosamente,
      Nathalia Parra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 6 =