II Conferência Internacional Megaeventos e Cidade terá lugar no Rio de Janeiro

Participação Cidadã, O que é Direito à Cidade?, Reforma Urbana, Formação, Democracia e Participação
22 de abril de 2014

O Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/IPPUR/UFRJ) promove, no período de 27 a 30 de abril de 2014 no Rio de Janeiro, a II Conferência Internacional Megaeventos e Cidade com o objetivo de propiciar o encontro e o diálogo entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e técnicos de organizações governamentais e privadas, bem como ativistas de movimentos de direitos humanos, de diversas partes do mundo, engajados no estudo, planejamento e promoção de megaeventos, mas também nos conflitos deles decorrentes.

Nos últimos anos, os Megaeventos – especialmente Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas e Exposições Internacionais – têm acionado capitais de todos os tipos, reconfigurado escalas, territórios e produzido novas retóricas acerca de urbanidade e de cidades globais, que proclamam a convergência entre interesses públicos e privados. Sustentado no discurso da dinâmica competitiva dos fluxos globais de investimento e da conseqüente dinamização das economias locais, o modelo de cidade global opera como ideia regente para os que concebem e implementam as intervenções urbanas. Já as formas de resistência a este modelo de cidade são sistematicamente silenciadas, tanto pela hegemonia dos grupos dominantes no campo simbólico, quanto pela força.

Desde a I Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade, realizada em novembro de 2010 no Rio de Janeiro, movimentos de resistências se colocaram na arena pública e houve considerável crescimento da produção do conhecimento sobre o tema por geógrafos, arquitetos e urbanistas, sociólogos, planejadores, cientistas políticos, antropólogos e outros profissionais. Em diferentes encontros internacionais de natureza profissional e disciplinar – International Sociological Association (ISA), Association of American Geographers (AAG), Latin American Studies Association (LASA), Associação Nacional de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), entre outros – a questão tem ocupado destaque cada vez maior nas discussões. Trata-se, agora, de reunir, sistematizar, confrontar e socializar, na comunidade científica e na sociedade civil, o conhecimento acumulado.
A II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade se realizará por meio de Sessões Plenárias (SPs), Sessões Temáticas (STs), Sessões Livres (SLs) e contará também com a exibição de produções no campo das artes e cultura relacionadas ao tema.

As Sessões Plenárias (SPs) serão mesas redondas com palestrantes convidados. As Sessões Temáticas (STs) serão organizadas com a apresentação de trabalhos submetidos e selecionados pelo Comitê Científico, e serão organizadas segundo as Áreas Temáticas (ATs) seguintes:
AT1. Território e transformações urbanas
As transformações na rede e na morfologia urbanas, e suas conseqüências sobre as condições de vida da população.
AT2. Conflitos e resistências
Experiências concretas de resistência social aos megaeventos: organização e lutas da sociedade civil
AT3. Coalizões, escalas e atores
As coalizões locais pró-megaeventos. Mudanças institucionais e nos marcos regulatórios. Institucionalidades e normas ad hoc.
AT4. Cultura, arte e investimentos simbólicos
Marketing interno e marketing externo. A construção de consensos. Identidades tradicionais desafiadas. Os novos símbolos e seus significados. A produção de novas imagens e o papel da mídia.
AT5. Financiamento, aplicação e apropriação de capital
Processos econômicos e financiamento. Parcerias público-privadas. Controle social e transparência.
AT6. Violências e segurança pública
Criminalização da pobreza e novos controles do espaço social. A
cidade vigiada.
AT7. Direitos humanos
Grupos vulneráveis: crianças, populações de rua. Direito ao trabalho. Direito à moradia.
AT8. Esporte, sociedade, cidade e estado
A relevância social e o papel das práticas esportivas na cidade contemporânea. Os usos políticos e significados do esporte.
AT9. Esportes, megaeventos e mídia
O papel da mídia na produção dos megaeventos. O espetáculo midiático.
As Sessões Livres (SLs) e Atividades Artísticas e Culturais – mostras de arte e audiovisuais, assim como performances – serão simultâneas, organizadas em conformidade com as propostas submetidas e selecionadas pelo Comitê Científico.

Serviço

Quando: 27 a 30 de abril de 2014
Onde: Rio de Janeiro
Email: llmegaeventscities@ippur.ufrj.br
(Lembrando que o “II” corresponde ao duplo toque da letra L).
(55-21) 2598 1915
Comitê Organizador Comitê Local
Carlos Vainer – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Fernanda Sánchez – Escola de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal Fluminense;
Anne-Marie Broudehoux – École de Design / Université de Québec à Montréal;
Stavros Stavrides – School of Architecture / National Technical University of Athens;
Alan Mabin – School of Architecture and Planning, University of the Witwatersrand;
Greg Andranovich – Department of Political Science /California State University Los Angeles.
John Horne – International Research Institute for Sport Studies / University of Central Lancashire Nelma Gusmão de Oliveira – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;
Fabrício Leal de Oliveira – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Glauco Bienenstein – Escola de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal Fluminense;
Pedro de Novais Lima Junior – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Gilmar Mascarenhas, Instituto de Geografia / Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Camilla Lobino – Doutoranda do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Giselle Tanaka – Doutoranda do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Raphael Soifer – Doutorando do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Bruna Guterman – Doutoranda Programa da Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU-EAU-UFF.
Organização: ETTERN/IPPUR/UFRJ

Fonte: Observatório das Metrópoles

Anterior / Próximo