Novos Paradigmas de Produção e Consumo: experiências inovadoras

Participação Cidadã, Resíduos Sólidos, Segurança Alimentar e Nutricional, Inclusão e Sustentabilidade, Formação, Desenvolvimento Econômico Local, Democracia e Participação
30 de março de 2016

Em 2010, Instituto Pólis lançou a coletânea de estudos de experiências brasileiras Novos Paradigmas de Produção e Consumo: experiências inovadoras. Em meio à crise econômica de 2007-2008, a publicação pretendia repensar um modelo de vida que enfrentasse as desigualdades sociais e econômicas.

Coordenada pelos pesquisadores Leandro Morais e Adriano Borges Costa, a coletânea utiliza-se do conceito de Tecnologia Social para propor formas inteligentes de articulação entre objetivos econômicos, sociais, ambientais e culturais. A noção de TS compreende o senso de coletividade, além de prezar pelo desenvolvimento sustentável.

O mapeamento das experiências brasileiras da sociedade civil em áreas de produção e consumo tem como objetivos extrair ensinamentos para reaplicá-los no campo da educação e de geração de trabalho e renda, a fim de contribuir para a inclusão da população pobre e vulnerável. As iniciativas são, muitas vezes, frutos de movimentos sociais e redes de cidadania e atuam em diferentes áreas: bancos comunitários, cadeia de empreendimentos da economia solidária, produção agroecológica e permacultural, entre outras.

Algumas das experiências que aparecem na publicação são a Tecnologia Social de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS); a parceria com a Associação dos Catadores de Papel e Material Reciclável de Minas Gerais (ASMARE); e o desafio compartilhado com a Articulação do Semiárido (ASA) nos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra Duas Águas (P1+2).

A publicação Novos Paradigmas de Produção e Consumo: experiências inovadoras é resultado de parceria entre Instituto Pólis e Fundação Banco do Brasil. Contou também com parcerias institucionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional).

Faça download gratuito da publicação Novos Paradigmas de Produção e Consumo: experiências inovadoras

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =