Fórum do Comitê da Cultura de Paz do mês de agosto terá como pano de fundo as mobilizações que tomaram as ruas do Brasil

Fórum do Comitê da Cultura de Paz do mês de agosto terá como pano de fundo as mobilizações que tomaram as ruas do Brasil
Participação Cidadã, Cidadania Cultural, Democracia e Participação
26 de julho de 2013

O Fórum do Comitê da Cultura de Paz do mês de agosto terá como pano de fundo as mobilizações que tomaram as ruas do Brasil em junho passado, com  tema: Inquietações – Inovações Sociais. O coletivo reunirá a cineasta Mara Mourão, o jornalista André Gravatá e o educador social Djalma Santos. Será na terça-feira, 13 de agosto, às 19 horas no Grande Auditório do MASP. Confira abaixo o programa detalhado.

Os efeitos psicológicos, emocionais e comportamentais das inúmeras guerras e conflitos do século 20 na comunidade global, somados e refletidos em um disseminado modelo de desenvolvimento competitivo e excludente nos leva, como diria Edgar Morin, rumo ao abismo.

Ainda segundo o pensador, temos como alternativa ao colapso, a metamorfose. Talvez sejam nos incontáveis movimentos de Inovação Social que surgem diariamente, que encontraremos modelos sustentáveis, inclusivos e criativos de nos organizar.

É para esse sentido que olharemos no 106º Fórum do Comitê da Cultura de Paz.

O filme Quem se importa, de Mara Mourão, retrata este panorama através de exemplos de pessoas comuns que encontraram soluções criativas para problemas sociais e impactaram positivamente suas comunidades. A diretora tecerá ainda reflexões e comentários sobre o Setor Social e a experiência de elaboração do filme.

O pesquisador André Gravatá apresentará em seguida novas experiências e visões educacionais que ocorrem ao redor do mundo. Visões que concebam as escolas como lugares de estímulo à cooperação, criatividade, solidariedade e empatia. Iniciativas com propostas que valorizam a diversidade, que permitem o exercício de distintas inteligências e possibilitam encontrar os percursos de aprendizagem que se adéquam ao que desejam para seus futuros.

Temos muitos exemplos de organizações inovadoras no Brasil. Dentre elas a Rede Cultural Beija-Flor destaca-se pelo intenso e contínuo trabalho realizado com crianças e jovens em situação de risco social na cidade de Diadema – SP. Djalma Santos, vice-presidente da Rede, fechará a mesa apresentando as experiências e os sonhos de quem atua diariamente no desbravamento de novas vias.

Mara Mourão: diretora, roteirista e produtora de longas-metragens, documentários, comerciais e programas de TV. Dirigiu 4 longas-metragens, 22 episódios de uma série de TV e inúmeros comerciais para o mercado publicitário.

André Gravatá: jornalista, ativista da área da educação, escritor de ficção e microrrevolucionário. Colaborador da Superinteressante e Vida Simples. Membro do coletivo Educ-ação, que desenvolve um livro sobre iniciativas educacionais inovadoras espalhadas pelos cinco continentes.

Djalma Santos: educador social, músico e há 10 anos vice-presidente da Rede Cultural Beija-Flor, que atende cerca de três mil crianças e jovens em seus quatro núcleos de desenvolvimento socioeducativo e comunitário.

 

106º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

Quando: 13 de agosto de 2013, terça-feira, às 19h
Onde: Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo, av. Paulista, 1.578, São Paulo – SP
Não é necessário fazer inscrição antecipada. Grátis.

Anterior / Próximo