Séries e Livros

PublicaçõesPesquisas, Projetos, Resumos Executivos Litoral Sustentável
Resumo Executivo de Cubatão – Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

Resumo Executivo de Cubatão – Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

O Resumo Executivo traz a síntese do Diagnóstico Urbano Socioambiental Participativo do Município de Cubatão (Relatório de Cubatão), parte do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.

O litoral paulista tem experimentado grandes transformações nas últimas décadas, com processos de urbanização, muitas vezes desordenados, com forte impacto na vida de quem mora, trabalha e frequenta a região. Agora, um novo processo de transformação está sendo impulsionado pelos projetos em curso na região, como a exploração do pré-sal.

Proposto pelo Instituto Pólis e apoiado pela Petrobras, o projeto iniciou-se com a construção de um diagnóstico urbano socioambiental participativo dos municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista, articulado com a construção de um diagnóstico da região.

Neste Resumo Executivo, os diferentes conteúdos tratados de maneira detalhada no Relatório foram articulados e organizados em quatro partes, no sentido de expor, de maneira concisa, os principais resultados das análises.

A primeira parte apresenta um panorama geral do município de Cubatão, recuperando os aspectos mais relevantes de sua história e de sua urbanização, identificando traços específicos.

A segunda parte, os principais desafios para o desenvolvimento sustentável local, retratando uma síntese das análises dos diferentes temas, apontando questões a serem enfrentadas no campo do desenvolvimento econômico, da organização socioterritorial e da gestão pública.

A terceira parte, a visão da população sobre a realidade do município e reflexões sobre as diferentes perspectivas acerca do seu desenvolvimento.

Na parte final, destacamos algumas considerações sobre as potencialidades de fortalecimento do desenvolvimento sustentável do município, construídas a partir da articulação entre as expectativas e visões dos diferentes segmentos da sociedade e as tendências de desenvolvimento identificadas pelas leituras técnicas.

Autor(es): Instituto Pólis
Ano: 2013
Páginas: 36 p.
Download • 1.17mb

Outros Pesquisas, Projetos, Resumos Executivos Litoral Sustentável