Projeto

Mapa das Artes da Cidade Tiradentes

Data: de 2009 a 2010

Realizado no ano de 2009, o Mapa das Artes é o resultado do projeto Cartovideografia Sociocultural da Cidade Tiradentes, desenvolvido pela área de Cidadania Cultural do Instituto Pólis com apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo. Trata-se de um mapa virtual e interativo da comunidade artístico-cultural deste bairro do extremo leste da cidade de São Paulo, organizado sobre um mapa físico e geográfico da cidade.

Nele é possível localizar pessoas, grupos, espaços e eventos relacionados às linguagens da música, dança, audiovisual, artes plásticas, literatura e teatro. O mapa apresenta as informações da comunidade por meio de vídeos, fotos, músicas e textos.

As informações do Mapa das Artes foram postadas pelos organizadores do site em conjunto com toda a comunidade da Cidade Tiradentes, que pode participar se cadastrando no site e postando suas próprias informações, desta forma, o mapa se mantém em desenvolvimento permanente.

Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento da capacidade cultural dos moradores da Cidade Tiradentes; revelar e potenciar os saberes, fazeres e políticas culturais do bairro pela ampliação da visão dos próprios agentes locais sobre suas práticas; favorecer o conhecimento e valorização dos espaços do bairro pelos seus habitantes, incidindo também na representação que pessoas de outros bairros têm sobre a Cidade Tiradentes; e favorecer a interlocução entre diferentes grupos e dinâmicas locais para criação de espaços comuns e potencialização de redes.

Acesse o site: http://www.cidadetiradentes.org.br/

Outros Projetos