Projeto

Tecnologia Sociais e Políticas Públicas

Data: de 2010 a 2014

De 2010 a 2014 o Instituto Pólis desenvolveu o projeto Tecnologias Sociais e Políticas Públicas em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Com o objetivo de debater as potencialidades do uso de tecnologias simples e reaplicáveis para a redução da pobreza e o desenvolvimento local, trabalhamos na atualização das informações existentes no Banco de Tecnologias Sociais . Trata-se de um banco de informações sistematizadas sobre iniciativas de tecnologias (BTS) para inclusão social, com informações de mais de 560 experiências disponíveis para consulta.

A partir deste grande e diverso repertório de práticas e iniciativas surgidas na sociedade civil, o Instituto Pólis se propôs a realizar uma pesquisa sobre as políticas públicas hoje existentes que fomentam o desenvolvimento e a reaplicação de Tecnologias Sociais. Essa pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2012 e finalizada em 2013.

O fruto deste trabalho é uma coletânea de textos sobre experiências baseadas em tecnologias para a inclusão social e sua relação com políticas públicas. A proposta da tecnologia social prevê empoderamento dos usuários na concepção e gestão de instrumentos e metodologias capazes de melhorar suas condições de vida. Esta publicação, que foi lançada no segundo semestre de 2013, se propõe a debater a importância da participação, da gestão local e das organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas para a reaplicação de tecnologia social.

ACESSE AQUI O LIVRO TECNOLOGIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS.

 

 

Outros Projetos